terça-feira, 4 de maio de 2010

Na Agrishow, ministro critica reserva legal

http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=66139
Publicado em: 27/04/10 às 10:21
Atualizado em: 27/04/10 às 12:09
Na Agrishow, ministro critica reserva legal

Wagner Rossi, da Agricultura, diz que só um doido proporia um corte na produção do país que é o celeiro de alimentos. Cesário, o presidente da feira, aplaudiu o discurso e disse que agora vai cobrar do governo federal a reforma do Código Florestal.
Em discurso durante a abertura da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), ontem, em Ribeirão, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), fez duras críticas à substituição de área agrícola produtiva por área de reserva legal. Por outro lado, defendeu a implantação de um programa de agricultura
de baixo carbono como forma de preservação ambiental.
"Precisamos mostrar que a agricultura pode produzir sem destruir, mas não é arrancando 20% dos canaviais para fazer floresta", disse Rossi, no primeiro discurso oficial como ministro em Ribeirão, cidade em que ele mora.
Além dele, três ex-ministros da Agricultura que o antecederam -Reinhold Stephanes, Luís Carlos Guedes Pinto e Roberto Rodrigues- acompanharam a abertura da feira.
A reserva legal está prevista no Código Florestal desde 1956. Um decreto presidencial de 2008 previa que, no ano passado, começariam a ser aplicadas sanções aos donos de propriedades rurais que não cumprissem a reserva de 20% de mata nativa, mas o prazo foi prorrogado até 2011.
"Só um doido pode propor que se corte produção num país que é o celeiro de alimentos do mundo", disse. Rossi chamou de "vazios" os discursos de parte de ambientalistas e disse que só quem pode defender o ambiente é o produtor. "Não venham nos dar aulas de como se protege o meio ambiente nos salões perfumados das elites de São Paulo, nos shoppings, venham aqui pôr os pés na terra roxa de Ribeirão."
Em entrevista à Folha, o secretário de Estado da Agricultura, João Sampaio, adotou um tom mais conciliador, mas fez coro ao ministro. "Na nossa região temos fazendas consolidadas há mais de cem anos, e querer recompor isso, deixando de produzir, não tem bom senso."
Cesário Ramalho, presidente da Agrishow e da Sociedade Rural Brasileira, disse que achou positivo o fato de o tema ter sido abordado durante a abertura e disse que vai cobrar a reforma do Código Florestal.
"Fiquei muito contente que o ministro se sensibilizou, então agora vamos cobrar dele. O presidente Lula, que tem toda a força que fala que tem, eu quero ver a força dele agora de bater na mesa e falar: "vamos votar o Código Florestal'", disse.
Leia as declarações do setor ambiental sobre o assunto: Promotor ambiental critica declarações de Rossi

Promotor ambiental critica declarações de Rossi
As declarações feitas pelo Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, sobre as críticas em relação as substituição de áreas agrícolas por reserva legal, repercutiram no setor ambiental.
O promotor do Meio Ambiente Marcelo Pedroso Goulart afirmou que as declarações existem porque Rossi só tem a informação que vem do lado dos ruralistas. "No momento em que ele conversar com os especialistas em meio ambiente e agricultura, que têm uma postura ambientalmente e socialmente correta, tenho certeza que mudará de opinião", afirmou.
O promotor disse ainda que os ruralistas têm "a voz do atraso" e que, por isso, Rossi precisa ouvir o outro lado. Apesar da proteção do meio ambiente ser de responsabilidade de todos os setores e pessoas do país, o ministro da agricultura acredita que o produtor rural tem um papel muito importante nessa questão, visto que
seu sustento é extraído diretamente da terra.
"Precisamos mostrar que a agricultura pode produzir sem destruir, mas não é arrancando 20% dos canaviais para fazer floresta", disse Rossi, no primeiro discurso oficial como ministro em Ribeirão”.


Leia as declarações de Rossi sobre o assunto: Na Agrishow, ministro critica reserva legal
Fonte: Redação NA
Leia esta notícia no original em:
Notícias Agrícolas
http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=66142



Pois é, esse é o nosso ministério!!!
Cada um por si e Deus por todos, só se for assim...
Parece até que a agricultura está tão distante assim do meio ambiente para pensamentos tão insustentáveis.
Ainda não se percebe que tudo está interligado!!!
Como irrigar as culturas agrícolas se não temos florestas que são importantíssimas na manutenção e recuperação de nascente e mananciais???
Para que ser o celeiro de alimentos do mundo se tantos aqui passam fome???
Como plantar em solos erodidos e salinizados pelo uso insustentável dessas terras apenas visando o lucro???
Como preparar os alimentos produzidos se a água de abastecimento foi contaminada e poluída pelo uso descriterioso de agrotóxicos e fertilizantes???
Esses são alguns exemplos que a agricultura capitalista traz consigo.

E você o que acha???

Boa semana!!!

Patricia

6 comentários:

  1. Esqueci de dizer:
    Esse texto foi passado por uma professora em aula de legislação ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável a declaração de nosso ministro. Demonstra profundo desconhecimento do setor ambiental e florestal. As produtoras brasileiras de celulose fazem reserva de 1/3 de suas terras, e não apenas 20%, porque sabem que se não for assim a fauna desaparece, o solo morre e o negócio vai pro buraco. Este código Florestal está para ser votado há décadas, e não vai passar tudo o que precisa ser aprovado. Mas ... vamos manter as esperanças.

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim um comentarista por aqui, hehehe
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Devagar e sempre...
    Temos mais um seguidor!!!
    Luciano Alves de Souza!!!
    Seja bem vindo e Participe!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. O que acho é que esse ministro vai se candidatar a algum cargo nas eleições desse ano... e infelizmente ganhou vários votos com esse depoimento!

    ResponderExcluir
  6. E eu acho, é que em sua indumentária diária, ele acrescentou uma viseira, daquelas limitam a visão, a percepção do "TODO". Por isso ele não percebebe que no "TODO", ele e sua família estão incluídos.
    Por favor, alguém, animal humano, RACIONAL, de bom senso, frateno, tirem essa viseira dele, coitado, ele ainda pode mudar, ainda há tempo.
    29/05/2010

    ResponderExcluir