domingo, 7 de junho de 2009

Para onde vai o seu lixo?



Para onde vai o seu lixo depois que você o coloca na frente da sua casa e o caminhão da prefeitura o recolhe?

Ele desaparece?

Desintegra-se?

Quem é o responsável pelo lixo?

O que você tem com nisso?

Segundo a Constituição Federal, artigo 23, o poder público deve proteger o meio ambiente, combater a poluição e melhorar o saneamento básico; o artigo 30, diz que os municípios devem legislar sobre os assuntos de interesse local, especialmente quanto à organização dos seus serviços públicos, os quais incluem a limpeza urbana.

Ou seja, o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos é de responsabilidade da prefeitura local.

Isso não quer dizer que você não tenha nada a ver com isso.

Todo serviço público é cobrado através de impostos, taxas ou tarifas que todos nós pagamos.

Dentro desses custos estão incluídos diversos tipos de serviços que vão desde a coleta dos resíduos, passando pelo transporte, transbordo (armazenamento temporário), e por fim a destinação final.

Isso quer dizer que os resíduos, depois que saem da sua casa não desaparecem simplesmente, e são, se não gerenciados adequadamente, causadores de problemas econômicos, ambientais, sociais, e de saúde pública.

Econômicos porque quanto mais resíduos gerados, mais custos com coleta, transporte, transbordo e destinação final. Esses serviços consomem cerca de 15% da receita dos municípios, e são, geralmente, terceirizados e cobrados por tonelada de resíduos juntamente com a distancia percorrida (gasto de combustível) no transporte do mesmo. Além disso tem os altos custos da sua disposição adequada em aterros sanitários, cobrada por tonelada de resíduo que entra no aterro.

Ambientais porque os resíduos inadequadamente dispostos são grandes geradores de poluição, seja pela sua simples presença (poluição visual), ou pelos seus constituintes que em contato com o solo, águas subterrâneas e superficiais, contaminam esses ambientes, impossibilitando ou dificultando o uso desses recursos. No Brasil, apenas 36% dos resíduos são destinados adequadamente em aterros sanitários, e no ES esse valor é de 45%, sendo todo restante causador desses problemas ambientais.

Sociais pois relacionados a esses resíduos estão diversos cidadãos que retiram daí o seu sustento, seja para consumo próprio (o que é inaceitável nos dias atuais), ou para a venda, reutilização e reciclagem.

Por último, de Saúde pública, porque o lixo disposto inadequadamente é local de reprodução de vetores, como os ratos, moscas, mosquitos e baratas, que causam diversas doenças.

Além disso, entopem a drenagem das cidades, agravando os problemas causados pelas grandes chuvas, como as enchentes.

Onde então nós entramos nisso tudo?

Saiba que você é corresponsável pelo lixo que gera!!!

Então, mais uma vez, Reduza, Reuse e Recicle!!!

Recuse também, né Tio Marcelo...
Dá-se tanta importância à reciclagem, que é realmente importante, mas entre os três "erres" é o ponto que menos deveria ser feito. Na pirâmide ideal dos 3 R's, a redução é a base larga, a que mais deveria ser realizada, para que assim não fosse tão necessário reutilizar, reciclar, e muito menos dispor em aterro sanitário.

A redução da geração, diminuiria todos os problemas resultantes do lixo.

Prefira produtos retornáveis, com menos embalagens, ou com embalagens de vidro e papel, etc...

Use ecobags!!!

É simples, mas, talvez, não tão fácil devido à sociedade consumista em que vivemos.

Comente, dê sua opinião, crítica, sugestão...

Até mais...


Patricia

10 comentários:

  1. Muito bem !! Temos que colocar em prática o que já temos condições de executar.
    Reduza, Reuse, Recicle, Recuse !!
    A ordem é essa : temos que reduzir a produção de lixo e, para isso, temos que REPENSAR nossas atitudes.

    Beijinhos,

    tio Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Existe uma usina de tratamento de lixo no Rio de Janeiro com a capacidade de tratar 30 toneladas de lixo por dia, gerando energia suficiente para abastecer uma cidade de 20mil habitantes (Potência de 0,6 MW por tonelada). Além disso, os resíduos que restam do processo são usados para fabricar materiais de construção. Tudo é aproveitado.
    Acho que é uma boa alternativa pra tratar esse lixo todo não? A Paty que tem mais idéia de quanto lixo é gerado por aqui podia nos dar uma noção melhor se 30 ton é muito ou pouco.
    Mas sem dúvida, a melhor opção, mais barata e ao nosso alcance é "REDUZIR".
    Continuemos nossa luta!
    Beijos,
    Gisele

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia do blog. Sugiro que sejam apresentadas dicas para o nosso dia a dia. Precisamos aprender a cuidar do nosso planeta. Tenho uma pergunta para Patrícia: Eu separo todo o meu lixo, mas quando o caminhão da prefeitura o recolhe, mistura tudo. O que devo fazer?

    Parabéns pela iniciativa. Vou divulgar com meus amigos.

    Beijos.

    Bete

    ResponderExcluir
  4. Eba!!! Está começando a funcionar!!!
    Vamos lá...
    Obrigada pela visita e incentivo, Tio Marcelo!!!
    Gi, quanto à quantidade de lixo, tenho dados atualizadíssimos, consegui hoje (09/06/2009), direto como o Gerente de Limpeza Pública
    da Prefeitura de Vitória, Sr Geraldo Luiz Miranda de Oliveira. O município de Vitória gera 10.000 (dez mil) toneladas de resíduo domiciliar (o de nossas casas mais o do comércio) por mês, o que daria uma média de 333 toneladas por dia.
    Ok, no caso precisariamos de umas 11 usinas para tratar todo o lixo de Vitória...
    Entretanto, dessas 333ton/dia, 30 a 40% são resíduos recicláveis com mercado.
    Até onde sei, a geração de energia é dada pela decomposição da matéria orgânica do lixo. A coleta seletiva, poderia além de reduzir a quantidade de resíduos a serem processados, melhorar a eficiencia do processo, dado que e o material reciclável não favorece esse tratamento.
    Podemos fazer um post só sobre isso...
    Tia Bete,
    Bom te ver por aqui...
    Então, quanto ao seu lixo, você pode levar ao PEV (Posto de Entrega Voluntária) mais próximo de sua casa, localizado em praças, supermercados, shoppings, etc, em todo o município de Vitória. Caso seja de interesse do condomínio em que mora, você pode solicitar à PMV, através do 156 ou do email scseletiva@vitoria.es.gov.br, que disponibilize um bag, o qual receberá coleta de duas a tres vezes por semana por um caminão exclusivo da coleta seletiva. Isso também dá um post inteiro...
    Sem mais por hoje...
    Obrigada a todos pelas ideias, sugestões e visitas...

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Está movimentado aqui! :)
    Paty, essa usina no Rio, além de usar a matéria orgânica para produção de energia, usa aquele lixo seco que não pode ser reciclado (papel engordurado, por exemplo). Esse é o diferencial dessa usina que é referência em eficiência (não existe nenhuma outra no mundo que faça o que a usinaverde faz).

    E respondendo a Tia Bete, já estamos procurando dicas para nosso dia-a-dia.
    Continuem comentando e mandando sugestões.
    Beijos,
    Gisele

    ResponderExcluir
  6. Patrícia, obrigada pela resposta. Vou entrar em contato com o endereço para cuidar do lixo do meu edifício. Quanto ao óleo que guardo em garrafas, o procedimento é o mesmo?

    Enviei o endereço do blog para alguns amigos.

    Beijos.

    Bete

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Bete. A Prefeitura de Aracruz faz coleta seletiva de lixo (seco e úmido) e também recolhe o óleo de cozinha usado. Recebemos orientação para guardar este óleo em vidros ou garrafas e eles recolhem no mesmo dia que fazem a coleta do lixo seco. Com este óleo eles fabricam sabão e usam nos serviços de limpeza da própria prefeitura. Agora é preciso saber como a PMV procede, o que nossa blogueira certamente saberá responder.

    Pessoal, estou gostando de ver o agito por aqui. O filminho já está disponível também. Legal !!! Recomendo a todos que passarem por aqui para assistí-lo.

    ResponderExcluir
  8. Sei sim como é o procedimento com o óleo, mas não é a PMV que faz...
    A Marca Ambiental tem um projeto (Ecoindústria de Produção de Biodiesel) que disponibiliza um galão de armazenamento de óleo de cozinha, que é matéria prima para produção de combustível biodiesel.
    Pode-se solicitar um galão através do telefone 27 2123-7733 e quando o galão enche solicita-se
    o recolhimento pelo mesmo número.
    Abraços,
    Patricia

    http://www.marcaambiental.com.br/fabrica_bio.asp

    ResponderExcluir
  9. Gi, qual o nome dessa empresa no Rio? A produção de energia é pela queima do lixo, como em um aterro sanitário????
    bj
    Paula

    ResponderExcluir
  10. Tia Paula,
    a usina se chama 'usina verde'.
    A produção da energia é sim feita pela queima do lixo, porém o gás liberado para a atmosfera passa por processos para se tornar limpo.
    Você pode encontrar mais detahes no site http://www.usinaverde.com.br/

    Beijos,
    Gisele

    ResponderExcluir